Associação Internacional de Criadores do Cavalo Ibérico de Tipo Primitivo - Sorraia

Regulamento

I - Da constituição e fins

II - Da organização e funcionamento

III - Da adesão dos criadores

IV - Da identificação dos animais

Artigo 9º - Os animais serão identificados:

§1º - Com um nome proposto pelo criador e cuja primeira letra seja sequencial do abecedário Português, excluindo o K, Y e W, e correspondente ao ano (a letra A corresponde ao ano de 1982).

§2º - O nome não deverá conter mais de 24 letras, sinais ou espaços em branco.

§3º - Com o resenho provisório a efectuar pelo criador e a enviar para os serviços de registo juntamente com a declaração de nascimento ou com a solicitação de inscrição a título de Reprodutor Complementar.

§4º - Com a marca do criador (ferro), na coxa direita, e um número de ordem atribuído por ele, ambos marcados de forma indelével, ou com microchip, determinação do genótipo até ao momento da desmama, e resenho definitivo antes da cedência ou qualquer outra forma de alienação.

a) No momento de inscrição no Livro de Reprodutores efectuar-se-á a confirmação do resenho definitivo e, caso existam dúvidas, recolha de sangue para confirmação do genótipo.

§5º - A colheita de sangue para determinação do genótipo e a elaboração do resenho definitivo, será efectuada por Médico Veterinário dos Serviços Oficiais ou por estes credenciado, podendo opcionalmente ser efectuados por técnicos privados credenciados para o efeito.

a) A fórmula do genótipo é conservada a título confidencial pelo SNC, sendo comunicada exclusivamente a outras Autoridades de estatuto idêntico para efeitos de identificação.

b) A utilização destes dados para trabalhos de índole científica terá de ter a concordância do SNC e da AICS.

V - Da inscrição dos animais

VI - Do exame dos animais

VII - Da passagem de certificados e da exportação

VIII - Das obrigações e regalias dos criadores

IX - Disposições complementares

Ver regulamento completo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Home
Técnica
Notícias

 

Publicações

 

 

 

 

 

 

 

 

Ficha